Skip to content

Já ouviu falar em lactobacilos para controlar os corrimentos?

Os lactobacilos naturais da vagina, também chamados de bacilos de Doderlein, são fundamentais na proteção contra infecções. São bactérias que vivem na vagina e são responsáveis por manter um pH mais ácido, que impede o crescimento de outros microorganismos na região.

Baseando-se nesse mecanismo de proteção, muitos estudos foram desenvolvidos para avaliar se a reposição de lactobacilos por via oral ou vaginal poderia auxiliar no tratamento de infecções vaginais de repetição. Alguns estudos indicam que melhorar a flora bacteriana intestinal pode auxiliar a melhorar também a flora vaginal.

Não existe uma comprovação científica de que nos casos de candidíase de repetição, o uso dos lactobacilos reduza os episódios. Porém nos casos de vaginose de repetição já há comprovação com o uso via vaginal.

Lactobacilos | Dr. Carlos Eduardo Martins
Vaginose: infecção é responsável por desencadear um desequilíbrio da flora vaginal.

Como o uso de lactobacilos não acarreta nenhum prejuízo às pacientes, costumamos recomendar seu uso por via oral. O ideal é que os comprimidos tenham mais do que 1 bilhão de lactobacilos para que seu efeito seja alcançado. Existem formulações prontas no mercado ou eles podem ser manipulados.

A opção por via vaginal costuma ser indicada para as pacientes com vaginose de repetição e que são refratárias aos tratamentos habituais.

Já tinha ouvido falar sobre isso?
Compartilhe com suas amigas que podem se interessar pelo assunto e deixe suas dúvidas nos comentários

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top