Os vômitos e enjoos na gestação são sintomas muito comuns ao longo da gravidez. "Doutor,…
Você sabe quando deve procurar a maternidade?
É muito comum que as gestantes, principalmente na primeira gravidez, sintam muita ansiedade em relação ao início do trabalho de parto, tendo muitas dúvidas se conseguirão perceber a hora certa de procurar a maternidade.
Algumas mulheres, mesmo já tendo a experiência de partos anteriores, sentem-se inseguras, pois o início do trabalho de parto pode ser diferente de uma gravidez para outra. Vou procurar aqui facilitar as orientações para que você se sinta mais segura em relação ao momento de ir para a maternidade.
A partir do 6º mês de gestação, você passará a sentir contrações uterinas. A sensação é de que a barriga fica dura. Essas contrações no início são curtas, irregulares e pouco frequentes. Com o avançar da gestação, elas vão se tornando cada vez mais frequentes e duradouras. Não sinta medo em relação às contrações uterinas, é como se o útero iniciasse um treino para o momento do parto. Você irá aos poucos familiarizando-se com este tipo de sensação.
Quando as contrações uterinas tornam-se mais duradouras, elas começam a ficar mais dolorosas; pode ser uma dor semelhante à cólica menstrual e pode irradiar-se para a vagina e para as costas.
Quando o trabalho de parto estiver se iniciando, as contrações ficarão rítmadas, isto é, em intervalos de tempo regulares. Essa é a característica fundamental que diferencia as contrações de parto das contrações de treinamento.
O trabalho de parto não é muito rápido, na realidade ele pode durar cerca de 12 – 14 horas para o nascimento do primeiro bebê. Por esse motivo você não precisa se desesperar, tente procurar a maternidade quando as contrações estiverem com intervalo de 5 a 10 minutos. Para aliviar o desconforto em casa, você pode tentar banhos mornos e massagens nas costas enquanto aguarda o melhor momento para ir até a maternidade.
É importante que você lembre que outras situações também indicam que você deve buscar a maternidade, como sangramentos mais intensos, perda de líquido abundante ou a parada da movimentação fetal.
Na dúvida, é sempre importante contatar seu médico para que ele possa te orientar ou se não for possível procurar o atendimento no pronto-socorro.
Este artigo tem 0 comentários