É muito comum que as gestantes, principalmente na primeira gravidez, sintam muita ansiedade em relação…
Doutor, nada para no meu estômago!!!
Os vômitos e enjoos na gestação são sintomas muito comuns ao longo da gravidez. “Doutor, nada para no meu estômago!” Essa é uma frase muito corriqueira nas consultas de pré-natal, principalmente no início da gestação.
Estima-se que 50 a 90 % de todas as gestantes vão apresentar esses sintomas. Nessa fase, pode haver uma intolerância a alguns alimentos, com a presença de enjoos e em alguns casos de vômitos. Mas, fique tranquila, pois esses sintomas costumam melhorar a partir do 4o mês de gestação.
A causa exata para esse sintomas não está muito bem estabelecida, mas parece estar ligada aos novos hormônios que são produzidos para manter a gravidez. Sintomas leves são considerados normais e podemos empregar algumas medidas que vão desde mudanças alimentares até o uso de medicações para controlar.
Esses sintomas passam a nos preocupar, quando impedem a gestante de se alimentar e de se hidratar adequadamente, o que pode levar à perda de peso e à desidratação. Em casos mais graves pode haver a necessidade de internação para o tratamento, mas felizmente esses casos são raros.
Você deve manter sempre em mente que na gestação o seu sistema digestivo está funcionando de maneira mais lenta e, portanto, não devemos sobrecarregá-lo. Vou deixar algumas medidas práticas e simples que podem te ajudar no controle desses sintomas:
- procure fracionar bem as refeições, evitando permanecer mais de 3 horas sem se alimentar e evitando comer em grandes quantidades. Tanto o excesso de alimentação, quanto o jejum prolongado podem piorar os sintomas.
- mastigue muito bem os alimentos, pois assim eles serão digeridos mais facilmente quando chegarem ao estômago e ao intestino.
- evite alimentos muito gordurosos ou refeições muito pesadas.
- durante os episódios de enjoos na gestação, dê preferência a alimentos gelados e cítricos, pois eles costumam ajudar. As vezes, chupar gelo é uma boa tática contra os sintomas.
- beba bastante líquido. Mesmo que você não esteja conseguindo ingerir alimentos sólidos, é muito importante manter a hidratação. Se estiver vomitando até líquidos, tente alimentos sólidos com grande teor de água (melão, melancia). Se não estiver tolerando mesmo esses alimentos, faça cubos de gelo com água, água de coco ou um líquido de reposição isotônico (Gatorade R ou similar).
É muito importante que você procure seu médico para que ele possa te orientar adequadamente sobre esses sintomas e te ajudar a controlá-los.
Este artigo tem 0 comentários