Os vômitos e enjoos na gestação são sintomas muito comuns ao longo da gravidez. "Doutor,…
O que é a terapia hormonal para a menopausa?
Os métodos usados para a terapia hormonal combinam os hormônios estrogênio e progesterona, enquanto nas pacientes que retiraram o útero por algum motivo, apenas o estrogênio é utilizado.
O tratamento pode ser feito por meio de diferentes métodos, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele.
Os hormônios utilizados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais.
O alívio dos sintomas da menopausa é o principal objetivo da terapia hormonal. Ela é efetiva em reduzir a frequência e a intensidade dos fogachos (ondas de calor), que surgem em 60% a 80% das mulheres no período da menopausa. Este sintoma pode prejudicar a qualidade de vida e a rotina da mulher.

O tratamento também melhora outros incômodos comuns nesta fase:
- Melhora da vida sexual: a terapia hormonal ajuda a melhorar a satisfação sexual da mulher ao aliviar sintomas da menopausa, como ressecamento vaginal e dor durante o sexo. Nesses casos deve ser empregada a terapia tópica vaginal.
- Prevenção da osteoporose: a terapia hormonal previne a perda óssea e reduz as chances de fraturas por osteoporose na pós-menopausa. Ela pode ser indicada em casos específicos para a prevenção e tratamento deste problema para mulheres com menos de 60 anos.
Para saber se a terapia hormonal é uma opção de tratamento adequada para você, converse com seu médico.
Este artigo tem 0 comentários